BPI

Porto: Passe único à venda a partir de 21 de março

Porto: Passe único à venda a partir de 21 de março

O passe único, que entrará em vigor a 1 de abril, vai poder ser adquirido a partir da próxima quinta-feira, dia 21 de março, nas lojas Andante da Área Metropolitana do Porto.

Esta sexta-feira, na reunião do Conselho Metropolitano do Porto, o presidente Eduardo Vítor Rodrigues adiantou que apenas quem possui o título de transporte Z2 e quer incluir uma ou mais zonas terá de se dirigir a uma loja Andante. Para quem tem título Z4 e passar a usufruir do passe único metropolitano, a mudança será automática, acrescentou.

Segundo avança o Jornal de Negócios, a Área Metropolitana do Porto (AMP) vai lançar, no dia 20, uma campanha de informação para esclarecer todos os utilizadores do passe único dentro da área metropolitana.

De recordar que a AMP aprovou, em 22 de fevereiro, uma proposta de passe único de 40 euros para viagens intermunicipais e um outro de 30 euros para viagens dentro do concelho ou até três zonas.

No âmbito do PRAT – Plano de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos, foi ainda aprovado um título gratuito para crianças até aos 12 anos, que deverá entrar em vigor a 1 de setembro.

Eduardo Vítor Rodrigues admitiu que a medida pode não entrar em vigor já no dia 1 de abril em toda a área metropolitana, uma vez que há empresas que ainda não adquiriram os validadores necessários na rede Andante.

O também presidente de Vila Nova de Gaia informou ainda que, neste momento, não é possível avançar com a implementação no Grande Porto do “passe família”, por questões técnicas na aferição dos dados do agregado.

Viva! no Instagram. Siga-nos.