PUB
CIN - Branco Perfeito

Porto Ponto

Porto Ponto
A marca “Porto Ponto”, publicamente apresentada pela Câmara Municipal do Porto em setembro de 2014 e resultado de um projeto liderado pelo designer Eduardo Aires, professor da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, venceu o prémio principal (Best of Show) dos European Design Awards 2015 (ED-Awards), iniciativa que premeia anualmente os melhores projetos de design da comunicação desenvolvidos por designers europeus.
Concebida pelo White Studio, de Eduardo Aires, e traduzida em suportes como a página institucional da CMP ou o portal www.porto.pt, a nova imagem gráfica da cidade do Porto pretendeu reunir os diferentes elementos do município, assumindo-se como um “rosto novo” que “se exprime na palavra “Porto” e apela “simultaneamente a algo que já existe há muito tempo”.
A cor (azul) e a iconografia inspirada nos painéis de azulejo são alguns dos aspetos distintivos da “Porto Ponto”.
Os European Design Awards 2015 foram entregues a 23 de maio, em Istambul, durante 9.ª European Design Conference and Awards Ceremony organizada pela European Design Organization. Para além do prémio especial “Best of Show”, o White Studio recebeu ainda a distinção máxima (Ouro) na categoria “Best Brand implementation”.
No total, o júri – composto por um painel de jornalistas e críticos de design de 15 revistas de design europeias – premiou 31 projetos com a distinção Ouro, 61 com a Prata e 85 com o Bronze.
Esta foi a segunda vez, num curto espaço de tempo, que a marca “Porto Ponto” foi premiada nos maiores eventos de design e branding do mundo.
O ateliê White Studio já tinha sido distinguido com um dos prestigiados D&AD Awards (na categoria “Branding”) no festival anual da D&AD – Global Association for Creative Advertising & Design, que se realizou em Londres.
A importância destes dois prémios internacionais na área do design e do branding colocam o Porto e o lançamento da marca “Porto Ponto”, como um exemplo para o mundo no setor e demonstram que a marca é muito bem entendida por estrangeiros.
Os Prémios Brandemia, que anualmente distinguem as melhores marcas e agências Ibero-americanas, também elegeram a marca “Porto Ponto” como Melhor Marca criada em 2014. O magazine, de língua espanhola e criado em 2010, atribui estes prémios desde 2012.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

José Alberto Magalhães
Diretor de Informação Revista VIVA{jcomments on}

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem