Pingo Doce

Portugal tem 44 praias com poluição zero

Portugal tem 44 praias com poluição zero

No fim de semana em que, no maior número de praias, abriu, oficialmente, a época balnear, a associação ambientalista Zero revelou que existem 44 praias portuguesas sem qualquer vestígio de poluição, ou seja, praias que, ao longo das três últimas épocas balneares obtiveram classificação “Excelente” e apresentaram “valores zero ou inferiores ao limite de deteção em todas as análises efetuadas aos dois parâmetros microbiológicos controlados”. Este valor, note-se, representa sete por cento do total das 608 zonas balneares em funcionamento em 2019 e é “idêntico ao ano passado”.

Segundo a análise, os concelhos com maior número de praias “Zero poluição” são Torres Vedras (10), Vila do Bispo (5), praia da Vitória nos Açores (4) e Tavira (3). Mas, na lista de elite estão, também, as praias “Pedras do Corgo” e da “Aguda”, nos concelhos de Matosinhos e Vila Nova de Gaia, respetivamente.

A associação alerta que só devem ser frequentadas praias classificadas como zonas balneares, onde há vigilância e onde se conhece a qualidade da água, e que não devem ser “deixados quaisquer resíduos na praia”. “Mais de 80 por cento dos 12,2 milhões de toneladas de plástico que entram no ambiente marinho em cada ano vêm de fontes terrestres, sendo o maior contribuinte o lixo de plástico, incluindo itens como garrafas de bebidas e outros tipos de embalagens”, reforça.

PUB
Pingo Doce Bairro Feliz

Viva! no Instagram. Siga-nos.