PUB
Recheio 2024 Institucional

PR: Menos sem-abrigo nas ruas do Porto, mas mais gente a viver em alojamento temporário

PR: Menos sem-abrigo nas ruas do Porto, mas mais gente a viver em alojamento temporário

O Presidente da República (PR), Marcelo Rebelo de Sousa, participou, quinta-feira, na distribuição de refeições a sem-abrigo junto ao mercado do Bom Sucesso e ao lado da Estação de São Bento, no Porto. Segundo o chefe de Estado, o número de sem-abrigo na cidade diminuiu, mas há mais gente a viver em alojamento temporário.

“O facto de haver 140 pessoas [a viver] na rua e um número bastante superior em alojamento temporário quer dizer que ainda temos 500 pessoas, ou mais, que constituem um problema a resolver numa fase em que não vivemos propriamente em crise económica. Por isso, é um desafio nacional”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, citado pela agência Lusa.

“Aqui no Porto, aquilo que vimos rapidamente na rua bate certo com o que vimos nos números do levantamento da Câmara do Porto e do que foi falado na reunião. Há menos gente na rua. Há uma diminuição, num ano, de cerca de 180 para perto de 140. Mas há mais gente em alojamento temporário”, disse Marcelo Rebelo de Sousa.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Tendo em conta a informação recolhida nos pontos de distribuição de alimentação que contactou na sua deslocação ao Porto, o PR frisou que “há um aumento no número absoluto, no número total, mas há uma diminuição na rua”. “Há menos gente presente do que havia há um ano e, sobretudo, há dois anos”, afirmou.

“Diria que aqui no Porto, à primeira vista, há casos de mais gente a ter casa, embora ainda com problemas devido ao custo da habitação, do arrendamento e há casos talvez menos complicados de resolver do que em Lisboa”, considera o Presidente da República, citado pela Rádio Nova, acrescentando que Lisboa e Porto são “situações diferentes”, dando como exemplo o facto de haver “mais estrangeiros” na capital, para além de “problemas mais complicados de mobilidade” que, embora existam também a Norte, “lá é maior”.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem