BPI

Projeto Digital Patient do São João vence prémio HINTT 2019

Projeto Digital Patient do São João vence prémio HINTT 2019

O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) venceu a edição de 2019 do prémio da HINTT, na categoria de “Value Proposition”, com o projeto Digital Patient, que consiste na criação de um sistema de “Processamento de Linguagem Médica Não Estruturada” (textos clínicos).

Através deste, o clínico consegue obter, automaticamente, um conjunto de informações clínicas pertinentes sobre o histórico de cada paciente, a partir de palavras-chave associadas a “sintomas”, “história familiar”, “efeitos adversos”, “medicação”, “resultados de exames”, entre outros dados que se encontram em texto livre e espalhados por centenas de notas clínicas, explica o comunicado enviado à VIVA!.

O projeto foi desenvolvido com a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, no âmbito de uma candidatura ao Norte2020 e com os parceiros tecnológicos Priberam.

De referir que os prémios HINTT têm como intuito promover a maturidade digital das instituições de saúde a concurso, assim como startups, destacando o seu contributo na adoção de estratégias eficientes para a garantia de sustentabilidade financeira e foco na visão 360° do doente.

PUB
lerlevanosmaislonge.pingodoce.pt/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=240919-maislonge5&utm_campaign=lermaislonge

Viva! no Instagram. Siga-nos.