BPI

Salários e pensões deverão encolher no final do mês

Salários e pensões deverão encolher no final do mês

De esclarecer que a retenção na fonte é um pagamento antecipado de IRS, que é alvo de acerto no momento da liquidação anual do imposto. Assim, a título de exemplo, num ordenado bruto de mil euros, de um contribuinte solteiro e sem filhos, 9% do vencimento é retido mensalmente.
Como as medidas do Orçamento de Estado para 2012 agravam os impostos a pagar, as Finanças vão aumentar a percentagem dos rendimentos que serão alvo de cativação pelas entidades empregadoras ou que pagam pensões. Em declarações ao SOL, Cristina Reis, senior tax manager da PricewaterhouseCoopers, explicou que, “em princípio, as taxas de retenção na fonte deverão aumentar na proporção inversa das deduções à coleta, ou seja, se as deduções à coleta forem reduzidas, tal significa que o imposto final deverá aumentar e, em consequência, as taxas de retenção na fonte”.
Ainda assim, esclarece, tudo dependerá da ponderação que as Finanças atribuírem às deduções no cálculo das retenções, que também têm de ponderar fatores como a situação familiar do contribuinte e a extrapolação de rendimentos anuais.
PUB
lerlevanosmaislonge.pingodoce.pt/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=240919-maislonge5&utm_campaign=lermaislonge

Viva! no Instagram. Siga-nos.