Recheio

Saldos ainda mal começaram. Tome nota do calendário

Saldos ainda mal começaram. Tome nota do calendário

Se espera pelos saldos para fazer as suas compras a um preço mais baixo, o melhor é conhecer quando é que é a melhor altura para comprar os produtos. A plataforma de comparação de produtos de crédito e de telecomunicações Compara Já fez um calendário dos saldos e promoções para este ano.

Se decidiu poupar mais dinheiro nas suas compras este ano, o melhor é ficar a par deste calendário.

Janeiro: o mês das grandes promoções pós-natalícias. O primeiro mês do ano é tipicamente aquele em que se assinalam grandes descontos em roupa e em tudo o que se relaciona com o lar: mobiliário, decoração e eletrodomésticos.

Fevereiro: hora de planear as férias. Parece cedo para planear as férias de verão, mas a verdade é que fevereiro costuma ser um mês em que as agências de viagens fazem grandes promoções para férias em cruzeiros – para quem aprecia este tipo de viagem, é o mês ideal para marcar. Este é também o mês dos descontos associados às escapadelas para o Dia de São Valentim.

Março: é o mês para tratar de si. Aproximando-se a chegada da primavera, março é um mês repleto de grandes promoções na área de estética. É o mês ideal para se ir ao SPA fazer aquela massagem relaxante ou aproveitar as campanhas dos centros de estética e das perfumarias.

Abril: “descontos mil”. Abril é o mês da Páscoa e, por isso, este é um mês em que se registarão sobretudo promoções nos supermercados associadas a produtos alimentares.

Maio: telecomunicações. No mês antes do início do verão abundam os descontos em telemóveis nos diversos retalhistas.

Junho: ler e fazer exercício vão ficar mais baratos. Todos os anos, no mês de junho, ocorre a Feira do Livro em Lisboa, um evento que conta com mais de 500 marcas editoriais a praticar descontos (muitas vezes, para menos de metade do preço original) em livros. Dado o contexto deste acontecimento, normalmente os retalhistas da área editorial também costumam fazer diversas campanhas de promoções em literatura neste mês. Trata-se, portanto, da altura certa do ano para pôr em dia as compras de livros para o resto do ano (ou até para oferecer). Além disso, dada a chegada do verão, os ginásios aproveitam também para, neste mês, fazerem as suas promoções nas inscrições e packs de aulas de fitness.

Julho: promoções em alojamento. Julho é normalmente o mês em que se pagam as férias de verão, por isso há que aproveitar todos os descontos relacionados com viagens neste mês.

Agosto: saldos de verão. Para além de ser a época alta das férias, agosto é o mês dos chamados “saldos de verão”, uma altura em que as marcas de vestuário, de calçado e de acessórios fazem inúmeras promoções nas suas coleções de verão para depois poderem dar início às de outono-inverno.

Setembro: aí vem a rentrée. Após o merecido descanso nas férias de verão, eis que chega o regresso às aulas e, com este, toda uma série de despesas com vestuário infantil – os fatos de treino para as aulas de Educação Física, os casacos para os dias de inverno… -, com os manuais e com todo o material escolar.

Outubro: o mês do automóvel. Sabia que outubro é geralmente o mês do ano em que se vendem mais automóveis? É também a altura em que há mais descontos nos carros de gamas anteriores e em que os preços dos acessórios para o veículo ficam mais acessíveis.

Novembro: um mês de oportunidades em tecnologia. Praticamente um mês antes do Natal, surgem dois grandes momentos repletos de descontos no mercado de tecnologia: a Black Friday, que em 2019 ocorre a 29 de novembro, e, logo de seguida, a Cyber Monday, que se assinala a 2 de dezembro.

Dezembro: otimizar os gastos na época natalícia é a melhor forma de poupar. Bem sabemos como o mês de dezembro traz consigo inúmeras despesas: os presentes de Natal, as compras no supermercado para a ceia e logo a seguir vem a Passagem de Ano. Se não for bem gerida, esta é fase do ano que pode mesmo arruinar a carteira. Porém, ao mesmo tempo também é um mês pleno de promoções – especialmente em brinquedos para os mais pequenos – e descontos logo no dia 26 de dezembro.

(Economia Ao Minuto){jcomments on}

Viva! no Instagram. Siga-nos.