Pingo Doce

Santo António acolhe exposição “Das Trincheiras ao Hospital. Portugal, Saúde e Grande Guerra”

Santo António acolhe exposição

Através de um conjunto de objetos, fotografias e vídeos, a exposição relata o impacto da Grande Guerra na saúde em Portugal. Para ver no Hospital de Santo António, de 29 de julho a 29 de setembro. A entrada é livre.

A participação portuguesa na Grande Guerra –  a primeira de dimensão mundial, que decorreu entre 1914 e 1918 – teve consequências políticas, económicas e sociais que se sentiram nas décadas seguintes e que tiveram também um impacto na área da saúde.

“Através da mobilização de mais de 100.000 homens, a jovem República Portuguesa (1910) esperava obter o reconhecimento internacional e proteger as colónias africanas dos interesses britânicos e alemães”, lê-se na página do evento.

No entanto, e apesar de parecer contraditório, a Primeira Guerra Mundial despoletou um conjunto de avanços técnicos e científicos na saúde. “Mas esta guerra total marcaria para sempre a vida de muitos homens, que regressaram com traumas físicos e psíquicos, e que rapidamente caíram no esquecimento”.

Através de um conjunto de objetos, fotografias e vídeos, esta exposição relata esse duplo impacto da Grande Guerra na saúde em Portugal: dá a conhecer um pouco mais da história destes nossos combatentes, mas fala também sobre os homens e mulheres que deles cuidaram, nas frentes de combate e em Portugal.

“Das Trincheiras ao Hospital. Portugal, Saúde e Grande Guerra” estará patente no Auditório Prof. Doutor Alexandre Moreira do Centro Hospitalar Universitário do Porto, no Hospital de Santo António, de 29 de julho a 29 de setembro. De entrada livre, a exposição poderá ser visitada todos os dias das 10h às 13h e entre as 14h e as 17h.

PUB
www.pingodoce.pt/produtos/take-away/encomendas/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=091119-ta5&utm_campaign=takeawaynatal

Viva! no Instagram. Siga-nos.