Pingo Doce

Santo Tirso assinala Semana Europeia da Mobilidade

Santo Tirso assinala Semana Europeia da Mobilidade

Ir para o trabalho de bicicleta, caminhar para redescobrir a cidade, visitar as obras ao ar livre que compõem o Museu Internacional de Escultura Contemporânea, atividades com trotinetes, skates e BMX e o dia sem carros são algumas das iniciativas que a Câmara Municipal de Santo Tirso tem preparadas para a Semana Europeia da Mobilidade, que assinala de 16 a 22 de setembro, sob o mote “Caminhar e pedalar em segurança”.

O município associa-se à iniciativa com o slogan “Uma cidade para todos” e terá, entre esses dias, “pelo menos uma iniciativa que visa chamar a atenção para a necessidade da mudança de comportamentos relativamente à mobilidade”, indica Alberto Costa, presidente da autarquia.

De acordo com a nota publicada no portal de notícias da Câmara de Santo Tirso, um dos “pontos altos” da semana vai decorrer no dia 21 de setembro. De forma a assinalar o “Dia Sem Carros”, várias artérias da cidade, como o Largo Coronel Baptista Coelho, a Rua Sousa Trepa, Praça Conde S. Bento, Rua Joaquim Pires de Lima e Praça Camilo Castelo Branc, vão irão estar cortadas ao trânsito automóvel, entre as 8h00 e as 20h00.

Em alternativa, acrescenta o município, as ruas serão preenchidas por peões, bicicletas, trotinetes, BMX e skates. Ainda neste dia, pelas 9h30, vai decorrer uma caminhada que proporcionará aos participantes “redescobrir a cidade, num ambiente mais saudável e agradável”. Entre as 10h00 e as 17h00, a Câmara vai disponibilizar, também, algumas experiências de trotinetes, com o objetivo de “encorajar o desenvolvimento de comportamentos compatíveis com o crescimento sustentável”.

O Dia Sem Carros contempla, ainda, uma visita organizada a diversas obras ao ar livre do Museu Internacional de Escultura, com recurso às Pedala, o sistema partilhado de bicicletas de Santo Tirso, numa atividade que vai decorrer entre as 15h00 e as 16h30.

Além destas iniciativas, de carácter gratuito, estão, ainda, previstas aulas de cycling, atividades relacionadas com skate e BMX, um torneio de atletismo de rua e oficinas e ações de sensibilização junto das escolas.

O programa completo está disponível aqui.

Viva! no Instagram. Siga-nos.