BPI

Festa em Serralves

Festa em Serralves

serralves_4O Serralves em Festa é considerado um dos maiores festivais de expressão artística contemporânea em Portugal, apresentando a particularidade de abandonar as instalações da Fundação para contaminar outros locais da cidade do Porto. Na 8.ª edição do evento, o aeroporto Francisco Sá Carneiro e a Praça dos Poveiros são alguns dos pontos de passagem das performances artísticas.

Um dos destaques da programação deste ano são as “Chicks on Speed” (CoS), que “cantam, dançam, desenham, pintam, fazem exposições, dão conferências, publicam e concebem roupa vanguardista”. As protagonistas do projeto artístico – Alex Murray Leslie, da Austrália, e Melissa Logan, dos EUA, – juntaram-se em 1997, quando estudavam em Munique, e vão apresentar, no Porto, uma das suas intervenções mais recentes, “E-shoe”, que “consiste na mutação de um par de sapatos feminino num sofisticado instrumento musical que utilizam em performances”.

As CoS atuam no sábado à noite, na Festa do Prado, onde também vai ser possível conhecer o “Infinito+3”, de J-Wow, dos Buraka Som Sistema, e Kalaf. O projeto propõe que o público ignore, por momentos, a “implacável realidade”, de forma a imaginar o que seria “uma banda numa tournée intergalática”.
serralves_3Na vertente do Jazz destaca-se o espetáculo da “Flamenco Big Band”, liderada pelo saxofonista Perico Sambeat, “o mais português de todos os sevilhanos”. O concerto de encerramento pertencerá aos “Gang Gang Dance” (GGD), que se afirmaram internacionalmente a partir do lançamento do álbum “God’s Money”, de 2005. Tal como explica, em comunicado, a Fundação de Serralves, “os GGD não procuram tecnologia de ponta, não têm a preocupação da perfeição tecnológica, interessam-se sim pela experimentação e pelos resultados musicais que daí advêm”.

Na área da Dança Contemporânea, a organização destaca a peça “Sideways Rain”, de Guilherme Botelho, agendada para as 21 horas de sábado e domingo, e a performance “As Far as the Eye Can Hear”, da coreógrafa francesa Martine Pisani, com quatro apresentações ao longo do fim-de-semana.

O “Serralves em Festa” promete ainda homenagear João Paulo Seara Cardoso, com a apresentação da peça de teatro de marionetas “Make Love Not War”, por ele criada e encenada. A cidade do Porto serralves_2vai também receber “homens com cabeça de cone e turistas com malas cor-de-rosa”, nas apresentações de teatro de rua da companhia britânica “Natural Theatre”.

Uma Festa fora de portas

Tal como nas edições anteriores, o “Serralves em Festa” 2011 vai sair dos muros da Fundação para levar a arte a outros pontos da cidade. Aliás, logo no dia 26 de maio, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai ser palco das atuações da companhia britânica “Natural Theatre” e da marioneta KluG.
Depois, nos dias 27 e 28, a Baixa do Porto deixa-se contaminar pelas performances artísticas, sob o comando do brasileiro Gustavo Ciríaco e a austríaca Andrea Sonnberger.

Mariana Albuquerque

PUB
www.pingodoce.pt/folhetos/tematico/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=151019-escolhas5&utm_campaign=poupeestasemana

Viva! no Instagram. Siga-nos.