BPI

Siemens abre dois centros no concelho de Matosinhos

Siemens abre dois centros no concelho de Matosinhos

A Siemens inaugurou em Perafita, na zona do Freixieiro, dois centros de apoio ao desenvolvimento de novas soluções nas áreas da digitalização e dos edifícios inteligentes: I-Experience Center 4.0 e Solutions and Service Center.

Segundo avança a Câmara de Matosinhos, a aposta no concelho deve-se ao facto de quase 44% dos clientes da empresa serem desta zona do país, acrescentando ainda que 35% da faturação e 40% do volume de negócio da Siemens no ano passado provieram de empresas da região norte.

O i-Experience Center 4.0, inserido no programa do governo Indústria 4.0., é uma incubadora de soluções digitais, que promove diversas iniciativas destinadas à modernização da indústria. Todo o processo de criação está assente em MindSphere, o sistema operativo aberto da Siemens para a Internet das Coisas, baseado na nuvem. Através desta ferramenta, todos os produtos, instalações, processos e equipamentos que compõem o processo produtivo ficam conectados entre si, permitindo uma análise rápida e eficaz de grandes quantidades de dados e uma tomada de decisão melhor fundamentada.

O Solutions & Service Center é um laboratório aplicacional para o desenvolvimento e implementação de soluções inteligentes para edifícios, nomeadamente proteção contra incêndios, segurança, automação, eficiência energética, segurança da informação e monitorização dos mesmos.

Os dois centros tecnológicos inaugurados em Perafita fazem parte de um plano de investimento da empresa na ordem dos 25 milhões de euros destinados à digitalização do país até 2020, refere ainda a autarquia.

Viva! no Instagram. Siga-nos.