Pingo Doce

STCP vai adquirir 81 novos autocarros a gás natural

STCP vai adquirir 81 novos autocarros a gás natural

O concurso público para renovação da frota da STCP- Sociedade de Transportes Coletivos do Porto, com vista à aquisição de 81 novos veículos movidos a gás natural, foi lançado na sexta-feira. O investimento é superior a 19 milhões de euros.

“Aquilo que nos vamos propor lançar em concurso internacional é a aquisição de 81 autocarros a gás natural, com duas tipologias, 62 autocarros ‘low floor’ e 19 autocarros ‘low entry’, características que têm a ver com as necessidades de operação da STCP que, nesta segunda fase, já equacionámos”, afirmou Paulo de Azevedo, presidente da STCP, na cerimónia que decorreu no Museu do Carro Elétrico, no Porto.

Os primeiros autocarros deverão estar em circulação no final de 2020, a um ritmo de entregas entre seis e oito unidades por mês.

“A previsão de assinatura do contrato estimamos que seja no último trimestre de 2019, já com o visto respetivo do Tribunal de Contas. Se estes prazos forem possíveis de cumprir, nós contamos que as primeiras viaturas sejam entregues no quarto trimestre de 2020 e a última viatura no quarto trimestre de 2021. Estamos a falar de um ano, sensivelmente após o início do contrato”, adiantou.

Assim, em 2021, 64% da frota da STCP estará renovada, ou seja, de um total de 419 autocarros, 269 terão menos de quatro anos, revelou Paulo de Azevedo.

Esta segunda fase de renovação da frota da STCP implica um investimento de cerca de 19,68 milhões de euros, dos quais 53% oriundos do Fundo de Coesão.

Viva! no Instagram. Siga-nos.