PUB
Recheio 2024 Institucional

Sugestões 7 Dias

Sugestões 7 Dias

Os próximos dias são de sol e temperaturas amenas e a VIVA! sabe que os nossos leitores já só querem estar nas esplanadas com os amigos ou descontrair ao ar livre. Ainda assim há muitas outras coisas que pode fazer nos próximos sete dias. Reunimos as melhores sugestões no Grande Porto e acreditamos que o difícil vai ser mesmo escolher…

Aproveite o feriado de 1 de maio para conhecer algum dos centros históricos mais bonitos, que ficam apenas a uma hora do Porto. Este dia “extra” é uma ótima oportunidade para partir para a estrada e conhecer melhor o nosso país.

CONCERTOS

Sinfonia da Liberdade
A estreia de V, obra criada de forma colaborativa por músicos e comunidades sem conhecimento formal de música, abre este concerto que decorre sob o signo da Liberdade. Com inspiração na Quinta Sinfonia de Beethoven, V explora os conceitos de destino, a liberdade pessoal, as lutas da vida e a possibilidade de o amor reinar vitorioso para todos.
Local: Casa da Música
Data: 28 de abril
Hora: 21h

A força (o poder) da palavra – Um canto a José Mário Branco
O CANTO NONO iniciou a sua atividade em fevereiro de 1992. Inserido na tradição da música a capella, é formado por oito cantores (quatro vozes femininas e quatro vozes masculinas).
Neste concerto vão andar pela “Arcádia” dando um “Recado ao Porto”, perscrutando “A Noite”. Vão dar notícias da “Etelvina” e do seu “Soldadinho”, e também de uma amiga cansada de “Remendos e Côdeas”, porque essas são “As Contas de Deus”.
Local: Coliseu do Porto
Data: 28 de abril
Hora: 21h

Jam session com Pedro Molina
As noites de sexta-feira começam com um concerto que dá o mote à jam session, aberta a todos os músicos que queiram vir participar neste movimento. Ligado à tradição como ponto de partida para os diversos percursos da música improvisada e do jazz contemporâneo, este encontro semanal é um ritual antigo, sempre novo, sempre diferente.
Local: Espaço Porta-Jazz
Data: 28 de abril
Hora: 21h30

Filipe Furtado Trio
O Filipe Furtado Trio abrirá os concertos de Jay-Jay Johanson. Fazendo-se acompanhar pelo baterista Paulo Silva e o saxofonista Filipe Fidalgo, o seu trio viaja também por outros territórios, desde o jazz ao rico cancioneiro português. O seu disco de estreia “Prelúdio”, que vem mostrando desde 2021, foi gravado nos estúdios da Blue House e lançado pela editora açoriana Marca Pistola, no final de 2022.
Local: Auditório do CCOP
Data: 28 e 29 de abril

Peach
Peach é uma bola de energia. Ninguém fica indiferente a esta artista canadiana, sediada em Londres, que se atira à mesa de mistura com uma espontaneidade e espírito de festa tão únicos que a transformaram num dos nomes mais sólidos da scene.
Local: Plano B
Data: 28 de abril
Hora: 22h

Cristovão Bastos & Clube do Choro
Vulto incontornável da música popular brasileira, o pianista, compositor e arranjador Cristovão Bastos partilha o palco com o Clube do Choro-Porto, num concerto que mergulha no vasto repertório original de canções e choros do músico. Nesta homenagem, o colectivo convidou também a cantora carioca Valéria Lobão para dar voz a alguns dos temas celebrados no Brasil e em Portugal, entre os quais “Todo o Sentimento” e “Resposta ao Tempo”. 
Local: Casa das Artes, Porto 
Data: 29 de abril
Hora: 21h30

EXPOSIÇÕES

NAZA10, de Jorge Leal
“Naza 10” é o título da exposição há muito aguardada e que teve a sua primeira edição na vila piscatória que viu nascer um dos mais memoráveis episódios da história do surf mundial – a maior onda surfada por Garrett McNamara, em novembro de 2011. O espólio agora exposto no Convento Corpus Christi, em Vila Nova de Gaia, é da autoria de Jorge Leal que, desde o primeiro dia, esteve envolvido na restrita equipa que, juntamente com McNamara, perseguiram o sonho de confirmar a Nazaré como um dos maiores spots de ondas gigantes do mundo.
Local: Espaço Corpus Christi
Data: até 30 de abril

Purga
Em “Purga”, exposição de desenhos de Agostinho Santos, exalta-se a
limpeza-espiritual associada à Páscoa, numa purificação ligada ao
ciclo de morte e ressurreição. Tem a curadoria de Valter Hugo Mãe.
Local: Igreja dos Clérigos
Data: até 30 de abril

Os Insubmissos
“A barbárie e a insensatez do ataque russo são inacreditáveis, mesmo quando as vejo com os meus próprios olhos. O bombardeamento de residências civis, os disparos dos tanques à queima-roupa sobre casas e hospitais, o assassínio de não-combatentes em áreas ocupadas militarmente, fazem parte das tácticas usadas numa guerra que foi desencadeada sobre um estado soberano vizinho e não ameaçador…”. Trabalho incontornável sobre a guerra da Ucrânia, de James Nachtwey, uma lenda viva do fotojornalismo.
Local: Centro Português de Fotografia
Data: até 30 de abril

True Colors
Depois de mais de uma década de interrupção, Ricardo Carriço regressou no final de 2022, numa explosão de cor, e apresenta agora “True Colors”: uma mostra composta por quatro séries – “Birds”, “Structures”, “Lines” e “Ropes”- um corpo de trabalho desenvolvido com diferentes técnicas e materiais, mas que tem em comum a dinâmica quadricromática.
Local: praça central do WOW, Gaia
Data: até 2 de maio

As Ilhas são Pessoas
Ninguém entende melhor a vida destes locais como os seus residentes, este registo fotográfico pretende transmitir a essência e o sentido de comunidade que ainda se vive nas ilhas desta freguesia, dignificando assim a sua identidade. As ilhas são as pessoas, e mesmo enfrentando as adversidades e problemáticas da sociedade atual, os laços comunitários ainda permanecem. Esta exposição resulta de um projeto que se encontra em contínuo desenvolvimento, cujo objetivo é a preservação da memória futura e a valorização social da identidade destas comunidades que tanto caracterizam a cidade do Porto.
Local: Junta de Freguesia do Bonfim
Data: até 14 de maio

Cidade dos Vivos / Cidade dos Mortos
Este é um projeto fotográfico de Robert Wilczyński. Ao combinar fotografias arquivais de pessoas e lugares do Gueto de Varsóvia (da coleção do Museu do Gueto de Varsóvia) com imagens atuais de Varsóvia – utilizando a técnica da dupla exposição – o artista evoca e torna visível um período dramático na história da cidade.
Local: Torre dos Clérigos
Data: até 26 de maio

ESPETÁCULOS

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

DDD 2023 / Pondo rezas nos lábios
Partindo do tema do mar e da relação diversa dos artistas que moram em Portugal ou em Cabo Verde, Isabel Barros propõe uma peça para o espaço público. Criada com Carlos Guedes, a peça parte também do pressuposto: “Quanto mar está em mim e no outro”. A escolha da atriz Lisa Reis, nascida na ilha de São Vicente, em Cabo Verde, reforça essa pesquisa sobre o olhar de alguém que nasceu num país rodeado de mar. Pondo rezas nos lábios é um projeto de spoken word, de música e de gesto. 
Local: Varais da Afurada
Data: 29 de abril
Hora: 15h

Dia Mundial da Dança
Na celebração do Dia Mundial da Dança, os intérpretes da Academia de Música de Vilar do Paraíso dançam as suas próprias coreografias e também trabalhos desenvolvidos pela equipa educativa AMVP.
Local: Espaço Corpus Christi
Data: 29 de abril
Hora: 16h

Karpex
Serralves, no Festival DDD, irá apresentar uma peça em estreia absoluta, Karpex, de autoria dos jovens Guilherme de Sousa & Pedro Azevedo, artistas a trabalhar no Porto. Karpex parte do conceito de limpeza, servindo-se do mesmo para se instalar num contexto que permita abordar uma série de questões ligadas à prática de limpar: fazer desaparecer, omitir, mentir, camuflar e manipular; mas também resistir, aceitar a falha e conviver com ela.
Local: Auditório de Serralves
Data: 29 e 30 de abril
Hora: 19h30; 17h

Longa Jornada Para a Noite
Eugene O’Neill compôs esta “peça de antigas penas, escrita a lágrimas e sangue” entre 1939 e 1941, mas a autobiográfica Longa Jornada Para a Noite só seria publicada e representada postumamente, em 1956, a pedido do autor. Da tradutora Luísa Costa Gomes ao encenador Ricardo Pais, da atriz Emília Silvestre aos atores João Reis e Pedro Almendra. Um ensemble capaz de conferir espessura a estas criaturas a um tempo vulneráveis e implacáveis, sarcásticas e melancólicas, gagas e eloquentes. “Gaguejar é a eloquência nativa da nossa gente, o povo do nevoeiro.”
Local: Teatro Nacional São João
Data: até 7 de maio
Hora: várias sessões às 16h, 19h e 21h

MAIS NOVOS

Suíte Quebra-Nozes, de Tchaikovsky
O Grupo de Percussão da Academia de Música de Vilar do Paraíso, dirigido por Luís Arrigo, interpreta a Suíte Quebra-Nozes, de Tchaikovsky. O modelo de Concertos em Família é muito popular em vários locais do mundo. São inúmeros os aspetos positivos que este tipo de projeto promove, desde o contacto das crianças com este tipo de experiência musical ao potencial desenvolvimento de outras competências cognitivas e sensoriais nos mais pequenos.
Local: Cine-Teatro Eduardo Brazão
Data: 30 de abril
Hora: 11h

Atelier de música – Já se faz Jazz
Para comemoral o Dia Internacional do Jazz, vamos criar um instrumento musical. Recorrendo a material reaproveitado, como caixas de cereais e rolos de papel de cozinha, vamos criar uma original guitarra.
Local: Mar Shopping
Data: 30 de abril
Hora: entre as 11h e as 12h30

OUTROS EVENTOS

45ª EXPO-FEIRA do Colecionismo
Para muitos colecionadores este é, mais uma vez, o melhor sítio para a efectivação de trocas, compras e exposição de variadas formas de colecionismo, tais como: moedas, discos de vinil, selos, postais, notas, valores selados, livros, revistas, pacotes de açúcar, lotarias, cromos, etc. Participe, visitando-nos, a entrada é livre.
Local: Centro Comercial de Cedofeita
Data: 29 de abril
Hora: das 10h às 18h

Apresentação do livro «Quarentena», de Ana Paula Inácio, João Rasteiro, José Rui Teixeira e Rosa Alice Branco
Apresentação com João Rasteiro, Maria Bochicchio e Nuno Gomes.
Local: Livraria Poetria, Porto
Data: 29 de abril
Hora: 16h30

Apresentação do livro «Duas Esmeraldas no Oriente», de Ana Rita Ferreira
Apresentação com Ana Rita Ferreira e interpretação de Língua Gestual.
Local: Livraria Exclamação, Porto
Data: 29 de abril
Hora: 17h

Noite Mágica com Escola de Magia do Porto
O Mar Shopping Food Experience regressa ao palco do espaço de restauração do MAR Shopping Matosinhos, servindo de novo à mesa uma programação cultural e de lazer gratuita, que inclui concertos, noites de magia e tardes divertidas em família, com os melhores espetáculos! Desta vez são os magos de serviço na arte de «tirar coelhos» da cartola para entreter e divertir o público.
Local: Mar Shopping
Data: 29 de abril
Hora: 21h

FILMES

O Rei Perdido
Título Original: The Lost King
De: Stephen Frears
Com: Sally Hawkins, Steve Coogan, Harry Lloyd e James Fleet
Género: Comédia
Classificação: M12
Outros dados: 108 minutos
Em 2012, após estarem desaparecidos durante mais de 500 anos, os restos mortais do Rei Ricardo III são descobertos debaixo de um parque de estacionamento em Leicester. A busca fora orquestrada por uma historiadora amadora, Philippa Langley, que viu a sua pesquisa incessante recebida com incompreensão pelos amigos e família e com cepticismo por especialistas e académicos.

Rapto em Direto
Título Original: On the Line
De: Romuald Boulanger
Com: Mel Gibson, Kevin Dillon, William Moseley e John Robinson
Género: Thriller
Classificação: M14
Outros dados: 104 minutos
Numa rádio de Los Angeles, Elvis Cooney (Mel Gibson) dá conselhos aos ouvintes de longa data. Uma das últimas vozes lendárias dos talk-shows noturnos, o apresentador evita as redes sociais que considera inúteis e ignora os sinais de aviso que mostram a audiência do programa a descer.
Com a ajuda da telefonista Mary, do novo produtor Dylan e da estagiária June, Elvis enfrenta as situações com facilidade, experiência e carisma.
Uma noite, recebe uma chamada de um desconhecido que ameaça matar-lhe a família. Uma chamada que pode destruir-lhe a carreira e a vida.

Já Nada Sei
Título Original: Já Nada Sei
De: Luís Diogo
Com: Duarte Matos, Ana Lopes, Susie Filipe, Eric da Silva e Rui Oliveira
Género: Romance
Classificação: Não é conhecida
Outros dados: 93 minutos
Ricardo e Ana, foram escolhidos para um de seis documentários de 20 minutos sobre casais de Paços de Ferreira e de Sartrouville, cidade geminada com Paços. Durante 15 dias, a equipa regista depoimentos de ambos, bem como de amigos, familiares e colegas, procurando contar a sua história de amor de 18 anos.

Renfield
Título Original: Renfield
De: Chris McKay
Com: Nicholas Hoult, Nicolas Cage, Awkwafina e Ben Schwartz
Género: Fantasia
Classificação: M/16
Outros dados: 93 minutos
Renfield, o leal servo de Drácula, é obrigado a cumprir as suas ordens do seu mestre, por mais malévolas que sejam. Após séculos de servidão, encontra alento e talvez até redenção quando se apaixona por Rebecca Quincy, uma maldisposta polícia de trânsito. Nicholas Hoult, de “Mad Max: Estrada da Fúria”, é Renfield. Nicolas Cage é Drácula, o Príncipe das Trevas.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem