Pingo Doce

Teatro Art’Imagem vai ‘Fazer a Festa’ na Maia

Teatro Art'Imagem vai 'Fazer a Festa' na Maia

A 38ª edição do Fazer a Festa – Festival Internacional de Teatro vai decorrer de 28 de maio a 3 de junho, nos vários espaços da Quinta da Caverneira, em Águas Santas/Maia.

Organizado pelo Teatro Art´Imagem, o festival vai transformar a Quinta da Caverneira num espaço de “memória” e “futuro” do teatro para a infância, revelou José Leitão, diretor artístico do Teatro Art’Imagem, citado pelo Notícias ao Minuto.

“Estamos a tentar criar aqui um observatório do teatro para a infância e juventude. Queremos fazer deste espaço um sítio de memória, mas também do futuro do teatro direcionado ao público jovem e infantil”, salientou o responsável.

À semelhança do que aconteceu o ano passado, o festival volta a focar-se na “apresentação de espetáculos, companhias e criadores e no debate sobre a atualidade, um fórum anual dos que fazem, pensam, escrevem, divulgam e acompanham regularmente o teatro dirigido especialmente aos pequenos e jovens públicos”.

O evento conta assim com dois debates, um no dia 28, às 17h30, direcionado para o “lugar da palavra” no teatro, e outro, no dia 03, às 15h, em que dois convidados vão fazer uma “reflexão crítica” sobre os espetáculos que foram apresentados durante todo o festival.

O Fazer a Festa arranca às 16h, no dia 28, com uma exposição para “homenagear” os 40 anos de carreira de José Caldas, autor e encenador brasileiro que exerce há vários anos a sua atividade em Portugal.

As companhias participantes, seis no total, são as portuguesas Teatro do Noroeste-CDV, de Viana do Castelo; Fértil Cultural de V.N. de Famalicão e Quinta Parede, de Matosinhos e as espanholas vindas de várias regiões, Karlik Danza Teatro/La Nave del Duende, da Estremadura, Fundición de Sevilha & Oriolo, da Andaluzia e Txo Títeles, da Catalunha. Irão apresentar seis espetáculos com “temas e abordagens contemporâneas e que não esquecem o mundo em que vivemos”.

Durante a semana, os espetáculos decorrerão às 21h30. Ao fim de semana, serão apresentados durante a tarde.

A edição de 2019 conta ainda com o lançamento de dois exemplares de “Novos Cadernos Fazer a Festa”, uma revista que vai dar a conhecer os “debates e as perspetivas” de diversos aspetos do teatro para os mais novos.

O programa contempla também uma Feira do Livro e de Textos de Teatro para os mais novos.

O festival Fazer a Festa é financiado pela Direção-Geral das Artes (DGArtes), pela Câmara Municipal da Maia e pelo Instituto Português do Desporto e Juventude.

Viva! no Instagram. Siga-nos.