Pingo Doce

TEDxPorto anuncia os três primeiros oradores da edição de 2020

TEDxPorto anuncia os três primeiros oradores da edição de 2020

O ativista Miguel Duarte, o investigador Rui Diogo e a jornalista Isabel Canha são os primeiros nomes confirmados para a 11.ª edição do TedxPorto, que regressa a 28 de março à Alfândega do Porto, sob o tema “Inconvencional”.

O evento, que teve lotação esgotada na última edição, com 1300 participantes, tem como objetivo “partilhar ideias e projetos bem-sucedidos que tenham fugido ou contornado regras, hábitos e convenções e criado soluções disruptivas, fomentando novos comportamentos em prol do desenvolvimento da sociedade”, realça o comunicado enviado à VIVA!.

E é, precisamente, a partir deste mote que o TEDxPorto anunciou os três primeiros nomes confirmados para a edição do próximo ano.

Miguel Duarte: a catástrofe do Mediterrâneo vivida na primeira pessoa

Miguel Duarte é um jovem ativista português. É voluntário em vários campos de refugiados na Grécia e na Turquia e esteve envolvido na criação do coletivo HuBB – Humans Before Borders, uma plataforma de comunicação e de luta pelos direitos humanos. Foi tripulante do navio “Iuventa”, tendo participado no resgate de milhares de pessoas no Mediterrâneo. Por essa razão, como outros trabalhadores humanitários, é alvo de uma investigação por auxílio à imigração ilegal em Itália. No TEDxPorto, Miguel Duarte dará a conhecer a realidade vivida no Mediterrâneo e de como, na sua opinião, as entidades governativas e a sociedade podem terminar com esta catástrofe humanitária.

Rui Diogo: A poligamia é um conceito masculino?

O investigador português Rui Diogo é um dos nomes mais conceituados na área da biologia. É membro da Associação Americana de Anatomistas, professor associado na Howard University College of Medicine e membro do Center for the Advanced Study of Hominid Paleobiology da George Washington University. Tem vindo a ser distinguido com vários prémios, sendo autor e coautor de mais de 100 papers em meios como a Nature. Conjugando dados científicos de medicina, neurobiologia, sociologia, psicologia social, biologia evolutiva e fisiologia, Rui Diogo vai questionar o mito machista infundado – mas ainda tão recorrente na nossa sociedade – de que os homens têm uma tendência maior para ter várias parceiras, enquanto as mulheres têm uma tendência mais monogâmica. Será mesmo assim?

Isabel Canha: a experiência de mulheres em cargos de chefia

Ao longo de 30 anos de carreira no jornalismo económico e feminino, a ex-diretora da Cosmopolitan e da Exame e cofundadora do site Executiva.pt entrevistou dezenas de mulheres de negócios. No TEDxPorto vai partilhar o que pensam, sentem e sabem as mulheres no topo do poder económico em Portugal. Isabel Canha é licenciada em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa e possui uma extensa formação complementar em gestão, finanças, marketing, liderança e jornalismo. É autora do livro “As Mulheres Normais têm Qualquer Coisa de Excepcional”, editado em 2009 pela Bertrand. É ainda coautora de cinco livros, entre os quais “Memórias de Executivas” e “Lições de Liderança de CEO Portuguesas”.

Os bilhetes para o evento já estão disponíveis e podem ser adquiridos aqui.

Recorde-se que, desde 2010, o TEDxPorto já conta com mais de 11 mil participantes e 190 oradores, tendo apresentado ao público histórias e projetos inspiradores que têm vindo a transformar o mundo.

PUB
www.pingodoce.pt/premio-literatura-infantil/utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=211119-pli&utm_campaign= faselancamento

Viva! no Instagram. Siga-nos.