BPI

TEDxPorto: Edição “Inconvencional” apresenta novos oradores

TEDxPorto: Edição “Inconvencional” apresenta novos oradores

Pedro Saleiro (data science manager), Bibi Groot (cientista comportamental) e Paulo Sérgio Pinto (especialista em comunicação) são as mais recentes confirmações do painel “Inconvencional” da 11.ª edição do TEDxPorto, que decorre a 28 de março na Alfândega do Porto.

Os três especialistas juntam-se, assim, aos nomes já anunciados de Miguel Duarte (ativista), Greg Gage (neurocientista), Isabel Canha (jornalista), entre outros, para um encontro que visa a “partilha de ideias e projetos bem-sucedidos que tenham fugido ou contornado regras, hábitos e convenções, acabando por resultar em soluções disruptivas, fomentando novos comportamentos em prol do desenvolvimento da sociedade”, como realça a organização.

À luz do tema “Inconvencional”, os oradores vão explorar a forma como a inteligência artificial está a contribuir para a discriminação de grupos definidos por género, etnia, idade ou outros atributos sensíveis e a forma como essa conduta “maquinizada” traz consequências para a sociedade atual. O improviso como ferramenta de comunicação será, também, um dos momentos da 11.ª edição do TEDxPorto, numa sessão que vai, ainda, debruçar-se sobre a forma como o estudo do comportamento humano se pode replicar e implementar em programas e softwares.

Os bilhetes para a conferência já estão disponíveis e podem ser adquiridos na página oficial do evento.

Pedro Saleiro: Inteligência artificial e discriminação social

Pedro Saleiro é data science manager na Feedzai – empresa de dados que deteta fraudes no comércio -, onde lidera uma equipa de investigação centrada nas questões de justiça, transparência e ética aplicadas à Inteligência Artificial. O investigador é, também, um dos criadores de “Aequitas”, uma ferramenta «open source» que permite auditar modelos de «machine learning» e detetar potenciais discriminações em relação a grupos definidos por género, etnia, idade ou outros atributos sensíveis. No decorrer da sua intervenção, Pedro Saleiro irá abordar a forma como as próprias máquinas de inteligência artificial “aprenderam” a discriminar e irá refletir, ainda, sobre todas as problemáticas sociais e respetivas consequências que esse comportamento acarreta.

Bibi Groot: Normas e comportamentos humanos

Já Bibi Groot, diretora da Consultora em Economia Comportamental (CLOO) e líder de uma equipa de investigação de ciências comportamentais aplicadas às áreas de economia, psicologia, neurociências e sociologia, vai debruçar-se sobre a forma como pequenas mudanças podem transformar-se em grandes benefícios. Nesta conversa, a investigadora vai explorar, ainda, a forma como a investigação cognitiva e comportamental dos seres humanos pode ajudar a influenciar o comportamento de forma positiva e construtiva.

Paulo Sérgio Pinto: o improviso como ferramenta de comunicação

O improviso como ferramenta de comunicação vai marcar a talk de Paulo Sérgio Pinto, especialista em comunicação e vice-campeão europeu (2017) e, ainda, várias vezes campeão português de discursos de improviso (2015, 2016, 2017) dos “Toastmasters International”. Consultor independente com mais de 20 anos de experiência, Paulo Sérgio Pinto treina pessoas na área da oratória empresarial e política e desenvolve estratégias de marketing e social media para PMEs, utilizando técnicas de educação formal e não formal. No seu momento “Inconvencional”, irá colocar em prática os termos da oratória e da retórica, partindo de temas indicados pelo público. 

PUB
Pingo Doce Sabe Bem

Viva! no Instagram. Siga-nos.