PUB
Recheio 2024 Profissional

Tribunal de Contas dá luz verde ao Terminal Intermodal de Campanhã e Túnel da Baixa

Tribunal de Contas dá luz verde ao Terminal Intermodal de Campanhã e Túnel da Baixa

A construção do túnel que vai ligar a Rua de Ateneu Comercial do Porto e a Rua de Alexandre Braga, e que servirá também o Mercado do Bolhão, e a empreitada do Terminal Intermodal de Campanhã receberam os vistos do Tribunal de Contas.

“Já podem definitivamente avançar duas obras municipais de grande importância para a cidade”, anuncia o portal de notícias da Câmara do Porto.

“Era o único passo que faltava em ambos os dossiês. Finalizados os concursos públicos internacionais, selecionadas as propostas vencedoras por um júri habilitado e ocorridas as devidas adjudicações, a empresa municipal GO Porto, que está a gerir aqueles dois processos, aguardava o visto prévio do Tribunal de Contas, vinculativo e necessário ao arranque das obras, que, nos dois casos, chegou no final da semana passada”, refere o Porto..

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

De recordar que a empreitada do Terminal Intermodal visa dotar a zona de Campanhã de uma plataforma intermodal que abranja os comboios suburbanos, de longo curso, Metro e a rede urbana da STCP, e ainda os autocarros de serviço intermunicipal e regional que passam a dispor de um “terminal de primeiro nível numa zona da cidade de fácil acessibilidade rodoviária”.

Com uma área bruta total de construção de cerca de 24 mil metros quadrados, o equipamento irá contemplar áreas utilitárias – parque de estacionamento, terminal de autocarros, estação de serviço, paragens kiss & ride, parque de bicicletas e parque de táxis -, áreas complementares de apoio ao público, áreas administrativas e áreas técnicas essenciais. O prazo de execução da empreitada é de 635 dias.

Já a construção do Túnel da Baixa, “que será aproveitado para acesso à cave logística do futuro Mercado do Bolhão”, irá contribuir para a retirada de tráfego na Rua do Ateneu Comercial do Porto e Rua de Alexandre Braga e facilitar as cargas e descargas inerentes à atividade comercial na zona envolvente ao Mercado. Esta obra tem um prazo de execução de 365 dias.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem