CIN

Universidade do Porto celebra Ano Novo Chinês

Universidade do Porto celebra Ano Novo Chinês

Para assinalar o ano novo chinês – que se comemora a 25 de janeiro -, a Universidade Porto vai realizar, ao longo do mês, três workshops de Tai Chi. A iniciativa é aberta a toda a comunidade, mas especialmente destinada aos estudantes da instituição.

Marcadas para as 19h dos dias 15, 22 e 29 de janeiro, no CDUP-Boa Hora, as sessões serão orientadas por Jorge Magalhães Rodrigues, professor de Tai Chi do Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP) e investigador da U.Porto, responsável pela Instituto Português de Taichi e Chikung.

Segundo explica o professor, o Tai Chi pode ser “uma ferramenta muito útil para o dia a dia e em especial para momentos de maior ansiedade e stress mental que é a época de exame”.

“O Tai Chi dota os praticantes de um controlo e equilíbrio mental que ajuda a combater o stress, a conter a ansiedade, e a melhorar a concentração. São técnicas que estão a ser cientificamente estudadas na Universidade do Porto, havendo já diversos estudos publicados e galardoados internacionalmente”, acrescenta Jorge Rodrigues ao portal de notícias da instituição.

Assim, no dia 15 de janeiro, o workshop Shaoyin Ba Duan Jin apresentará, de forma teórica e prática, a sequência de exercícios “Os 8 Brocados de Seda”. No dia 22 de janeiro é a vez de Yi Jin Jing, um workshop dedicado à sequência de exercícios “Tratado de renovação dos músculos e tendões”. A iniciativa termina a 29 de janeiro, com o workshop Shaoyin Taijijian 30-movimentos, que se baseia na prática da forma “espada terapêutica do fogo e da água”.

As sessões são gratuitas para todos os utilizadores do Programa UPFit. Para os não membros, o custo varia entre os 3,50 euros (estudantes, docentes, não docentes, investigadores e alumni da U.Porto) e os 4,90 euros (público externo).

PUB
Pingo Doce Sabe Bem

Viva! no Instagram. Siga-nos.