BPI

Vila Nova de Gaia recebe Calculadora da Pegada Ecológica

Vila Nova de Gaia recebe Calculadora da Pegada Ecológica

Com o objetivo de medir o impacto que as atividades humanas de consumo têm nos recursos naturais do planeta, a Global Footprint Network desenvolveu a Calculadora da Pegada Ecológica, que começa, esta segunda-feira, a ser implementada em Guimarães, e chega, até ao final de maio, a mais seis municípios portugueses, entre os quais Vila Nova de Gaia.

Esta é a primeira vez que esta metodologia de análise “reconhecida internacionalmente” e que “visa a construção de conhecimento e o fortalecimento da capacidade local em matéria de ambiente, através do cálculo e interpretação de dados vitais para enfrentar desafios ambientais complexos” será apresentada na língua portuguesa e ajustada ao perfil de cada município “de acordo com os resultados obtidos durante o primeiro ano do projeto”, destaca a Associação Zero, de acordo com o Notícias ao Minuto.

Vila Nova de Gaia implementará esta iniciativa a 30 de maio, depois de Lagoa (13 de maio), Castelo Branco (15 de maio), Bragança (16 de maio) e Almada (27 de maio). Após o lançamento, a Calculadora ficará disponível no site oficial de cada município assim como na página do projeto.

Importante referir que, desde que foi lançada, em 2017, a Calculadora da Pegada Ecológica, conta já com cerca de 2 milhões de utilizações por ano, em todo o mundo, estando, até ao momento, disponível, em seis idiomas.

Viva! no Instagram. Siga-nos.